Cuidados que devemos ter com os pneus, em carros de passeio ou de carga, antes de cada viagem.
As principais funções dos pneus são assegurar a transmissão da potência
motriz, garantir a dirigibilidade do veículo, oferecer respostas eficientes nas
freadas e aceleradas, bem como contribuir com a suspensão do veículo,
propiciando conforto aos passageiros. A suspensão e os freios podem estar
funcionando bem, mas se os pneus não estiverem em bom estado, toda a segurança
do veículo pode ser prejudicada.
Antes de pensar em cair na estrada para curtir as férias de fim de ano ou
mesmo fazer longas viagens a trabalho, os motoristas precisam fazer o check-list
da manutenção dos veículos, seja ele de passeio ou carga. O gerente de varejo da
NSA Pneutec, Alexandre Soria, lista as 10 checagens essenciais para aqueles que
viajarão no fim do ano:
Exame periódico
A cada 5 mil quilômetros, desde que nenhum evento fora do normal tenha
acontecido, a inspeção dos pneus deve ser feita. Em situações de potencial risco
aos pneus, recomenda-se inspecioná-lo imediatamente ao evento.
Pneus de carga
No caso de pneus com câmara e, que a cada vez que se troca um pneus velho por
um novo, deve-se também trocar a câmara e o protetor. Mesmo não tendo grandes
reparos, a câmara usada está fadigada, perdendo sua elasticidade e dimensões
originais.
Pneus de passeio
É altamente recomendada a troca das válvulas a cada troca de pneus.
Submetidas a fortes pressões, as válvulas se deterioram por envelhecimento e
pela ação da força centrífuga.
Pneus “carecas” não viajam
É fundamental ter atenção às condições dos pneus. Quando atingem uma
profundidade de sulco inferior (risquinhos do pneu) a 1,6mm podem ser
considerados praticamente “carecas” e têm sua segurança comprometida. Nestas
condições as consequências são um maior risco de estouro do pneu, instabilidade
do veículo em pistas molhadas, maior propensão à derrapagem e risco de multa
pela autoridade de trânsito. Para garantir um trajeto seguro fique de olho na
instabilidade do veículo.
Calibragem
Cada veículo tem a sua indicação adequada, por isso, não calibre o pneu sem
ter as medições corretas. Quando incorreta, a pressão prejudica a
dirigibilidade, causa desgaste irregular do pneu, aumenta o risco de cortes e
impactos, além de diminuir a vida útil e afetar o consumo de combustível.
Pressão nos pneus
A pressão nos pneus possui relação direta com o volume de carga transportada,
não existindo uma única de calibragem. Lembre-se que os fabricantes de pneus
exibem a pressão maxima suportada na lateral (flanco) do pneu.
A calibragem correta de acordo com a carga total incidente no pneu e a
posição em que é utilizado no veículo (montagem simples ou montagem em duplos),
permite obter o melhor desempenho do pneu, uma maior quilometragem,
aproveitamento da carcaça para reformas e um desgaste uniforme.
É fundamental saber se o pneu em uso está adequado à aplicação correta ao
segmento, pois o peso do carro influencia no desempenho dos pneus. Pneus
rodoviários são diferentes de um construído para uso fora de estrada.
Sobrecarga nos pneus
Um pneu com sobrecarga de 30% leva a uma perda média de 40% na sua vida útil.
A sobrecarga gera aumento no consumo de combustível, podendo levar ainda a
quebras na carcaça com perda de recapabilidade, prejudicando a suspensão e a
segurança do motorista. Por isso, é recomendável que se observe cuidadosamente
os limites de carga dos pneus.
Atenção ao estepe
O estepe deve ser o melhor pneu do veículo, pois será ele que substituirá o
danificado. É comum esquecer-se de calibrá-lo e, geralmente, o conjunto
pneu/roda é um dos piores itens do veículo, pois se retira este para substituir
as rodas amassadas e pneus avariados que estavam em uso.
Alinhamento e balanceamento
Frequentemente as pessoas confundem alinhamento e balanceamento, mas eles são
manutenções completamente diferentes. O alinhamento adequado permite um desgaste
regular dos pneus e ainda melhora a eficiência de rolamento, garantindo economia
de combustível. Além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evita que
o veículo desvie ou puxe para os lados.
Se o volante vibra ou o veículo apresenta barulhos em determinadas
velocidades é hora de checar o balanceamento. Este cuidado permite que a roda
gire sem provocar vibrações.
São serviços independentes e normalmente um não afeta o outro, ou seja, é
possível fazer balanceamento mesmo que o veículo não apresente condições de
alinhamento por suspensão danificada. Recomenda-se estes serviços a cada 10.000
km ,juntamente com o rodízio de pneus.
Prazo de garantia
Sim, pneus também têm vida útil e prazo de garantia. Geralmente são cinco
anos a partir da data de fabricação encontrada na lateral do pneu, onde aparece
“DOT xxxx xxxx (SSAA)”, sendo o SS o número da semana do ano em que foi
fabricado e AA o ano. Passando o período indicado, é hora de trocar os
pneus.
Já para os pneus reformados podem ser recapados até 7 anos, segundo o
INMETRO.
Suspensão
Todo defeito que o veículo apresentar na suspensão será refletido diretamente
nos pneus. Isso afetará diretamente a durabilidade dos pneus, a estabilidade do
veículo, a segurança e o conforto do motorista.
Rodízio dos pneus
A cada 10 mil quilômetros ou após a constatação da necessidade, o rodízio dos
pneus deve ser feito com critério, pois há um procedimento correto no sentido da
inversão. A manutenção ajuda na durabilidade dos pneus e no desgaste
uniforme.
Neste período de férias e viagens fique atento! O descuido com o veículo,
além de aumentar o risco de acidentes pode trazer prejuízos financeiros ao
motorista. Segundo o Código de Trânsito brasileiro, o motorista que conduzir o
veículo sem os equipamentos obrigatórios, como estabelecido pelo Contran, será
punido com uma multa de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na carteira de
habilitação.
Além disso, fazer ou deixar que se faça reparos no veículo em via pública é
considerada infração grave, com multa de R$ 127,69 e implica a perda de cinco
pontos na carteira de habilitação.
Dicas da NSA Pneutec para manter a conservação dos pneus antes de viajar
FONTE: http://www.guiadotrc.com.br/noticias/not.asp?id=24139&areas=not
FONTE: Com informações da Assessoria de
imprensa