Todas as operações portuárias são fiscalizadas pela Codesp, Companhia Docas do Estado de São Paulo, que ainda tem o dever de interferir em situações como a que o porto vive hoje.
A Codesp informa que
problemas técnicos em dois terminais do Porto de Santos estariam provocando as
filas de caminhões e que liberou algumas vias internas para o estacionamento
dos veículos em caráter emergencial.
No mar, mais filas. Trinta
navios que vieram buscar soja aguardam liberação para atracar. Um deles está a
mais de 40 dias na barra. A Codesp diz que esse tempo de espera é normal, mas
os especialistas garantem que o prejuízo é grande para os importadores.
Desde sexta-feira
(19/04/2013), serviços públicos como a Receita Federal, a Vigilância Sanitária
e o Ministério da Agricultura estão trabalhando 24 horas para tentar acelerar o
escoamento da safra no porto, mas a iniciativa começou um pouco tarde. Mais uma
empresa chinesa cancelou a compra de soja do Brasil por causa dos atrasos. A
informação foi confirmada pelo senador de Mato Grosso, Blairo Maggi, que é
produtor do grão.
Extraído de: G1