sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

PROTESTOS CONTRA PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS



Caminhoneiros protestam contra preço dos combustíveis com bloqueios no Rio Grande do Sul

      08/12/2017 - Caminhoneiros bloquearam a entrada de distribuidoras de combustíveis, em protesto contra o aumento de preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha, no interior do Rio Grande do Sul. 
      Em Ijuí e em Cruz Alta, no Noroeste do estado, o ato aconteceu nesta quinta-feira (7).
      Em Ijuí, seis pessoas realizaram o bloqueio, na frente da base da Petrobrás. 
      Já em Cruz Alta, foram 10, na base da Ipiranga. O movimento foi liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores Autônomos de Carga de Ijuí e Região (Sindtac). Agricultores e transportadores também participaram da mobilização.
      O presidente do Sindtac, Carlos Alberto Dahmer, ressalta que a elevação de preços atinge não só aos caminhoneiros, mas a toda a população, em função do custo do gás de cozinha. “Essa variação que está tornando isso insustentável”.
      Já em Passo Fundo, no Norte do estado, a mobilização começou na quarta-feira (6), e seguiu na quinta-feira (7). Cerca de 60 manifestantes se revezaram bloqueando a entrada e a saída de caminhões. Apenas funcionários tinham acesso. Com isso, o transporte dos combustíveis da distribuidora até os postos foi impedido.
      


++++++++++++

Greve de transportadoras de combustível deixa alguns postos sem gasolina no Rio. 

      08/12/2017   -   RIO - Falta combustível em postos do Rio de Janeiro. O protesto, deflagrado pelos sindicatos das transportadoras nesta sexta-feira, é contra a carga tributária dos impostos, como PIS/Cofins e ICMS, que incidem no preço da gasolina.
      Na Zona Norte da cidade, alguns postos já estão com os estoques zerados.
      Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado do Rio de Janeiro (SindEstado-RJ), Ricardo Lisboa, o problema reflete a greve dos caminhoneiros autônomos, iniciada na quinta-feira. Como os postos trabalham com baixos estoques, há temor de desabastecimento.
      No Posto Linda, que fica na Avenida Marechal Rondon, por exemplo, já não há mais uma gota de combustível nas bombas. Em outro posto, o Imperial, em São Cristóvão, também na Zona Norte, consumidores só encontram álcool — mas quantidade no tanque só deve durar até às 14h, segundo um frentista.

      LEIA MAIS: Carioca já paga em impostos mais da metade do preço da gasolina

      De acordo com o SindestadoRJ, nenhum caminhão transportador de combustíveis sai das bases de abastecimento instaladas na região de Duque de Caxias (Baixada Fluminense) desde à noite de quinta-feira. O local responde pelo abastecimento da imensa maioria do território do Estado do Rio de Janeiro.
      Ainda de acordo com a entidade, alguns caminhões chegaram a entrar em bases de distribuição, mas não conseguiram sair por causa dos grevistas.
— Fomos surpreendidos com a greve dos caminhoneiros autônomos. O problema é que eles estão fazendo piquetes nas bases das distribuidoras em Duque de Caxias, impedindo os caminhões das transportadoras de saírem. Por isso meu medo é de desabastecimento neste fim de semana —afirmou Ricardo Lisboa.

    "Isso se deve à paralisação, por tempo indeterminado, promovida pelos transportadores contra a alta incidência tributária nos preços dos combustíveis, que impactam no preço final ao consumidor. Esse quadro gera grande apreensão para os donos de postos, que contam com o recebimento de novos carregamentos para que possam continuar trabalhando. Caso a situação não seja normalizada de imediato, os postos terão 24 a 48 horas, no máximo, até que comece a faltar combustível para venda", conclui a nota.
      O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) também se manifestou. Em nota, disseram que contam com apoio da Agência Nacional de Petróleo (ANP), e que estão atuando "junto às forças de segurança dos estados do RJ e MG para que se cumpra a ordem judicial concedida e garanta a normalidade do abastecimento nos estados".
      A ANP, por sua vez, afirmou estar "tomando providências para garantir o abastecimento de combustíveis".

 
+++++++++++++++++++++++++++++
VOLTAR ao INICIO do BLOG - blogdotransportador.blogspot.com.br/
+++++++++++++++++++++++++++++