- Experiência do colaborador impacta resultados das empresas.
A
experiência do colaborador “é a soma de
interações entre organizações e seus empregados. Essa experiência impacta a
forma como eles pensam, sentem e desempenham”, explica Tracy Maylett, CEO da
DecisionWise, consultoria focada em employee experience, autor de diversas
publicações sobre engajamento de colaboradores, lideranças, gestão de pessoas e
mudanças organizacionais.
As cinco chaves para obter engajamento:
MAGIC.
A
sigla vem do inglês e faz referência às palavras: significado (meaning), autonomia (autonomy), crescimento (growth), impacto (impact) e conexão (connection).
Segundo
Tracy Maylett, essas são as cinco chaves para elevar o engajamento dos
colaboradores:
1)
O trabalho precisa ter um propósito para o indivíduo;
2)
O colaborador deve ter o poder de moldar o seu trabalho para alcançar
desempenho melhor;
3)
O colaborador precisa ser desafiado para obter progresso pessoal e profissional;
4)
O funcionário precisa sentir o impacto de seu esforço para os resultados da
organização;
5)
O trabalho deve gerar conexões sociais, para que todos se sintam parte de algo
maior.
“As
organizações que alcançam os estágios mais elevados de engajamento são as que
atraem e retém talentos”, explica.
Mas
quem engaja? Segundo Maylett, a organização e o gerente (ou a chefia imediata)
criam o ambiente propício para o engajamento. Ele destaca, por exemplo, que
quando o gerente está comprometido com o trabalho e com suas metas, os
empregados ficam 213% mais engajados. Contudo, em última instância, somente o
indivíduo pode decidir se quer fazer isso, ou não.
A Interação entre
organizações e empregados afeta a forma como colaboradores pensam, sentem e
desempenham suas atividades.
Você
provavelmente já ouviu falar em experiência do consumidor. Esse é um conceito
cada vez mais presente em empresas que buscam melhorar os resultados de seus
negócios. De forma simplificada, a ideia é a de que as organizações devem
administrar adequadamente todos os possíveis pontos de contato com o cliente,
esteja ele em busca de produtos ou serviços (desde a configuração de uma loja
até o transporte e a logística). Afinal, os clientes estão cada vez mais
exigentes e buscam atender necessidades cada vez mais específicas.
Quando
a experiência do colaborador é positiva, ela resulta em engajamento, “um estado
emocional que faz você se sentir apaixonado e comprometido com o seu trabalho”.
E engajamento gera resultados financeiros. “Uma das coisas que as pessoas
começam a ver agora é que pessoas com excelentes experiências nas empresas
também fazem os consumidores terem excelentes experiências. Então as empresas
começam a prestar mais atenção na experiência do empregado”, pontua Maylett. A
equação é simples EX (experiência do empregado) = CX (experiência do
consumidor).
Esse
foi o tema central do HSM HR Conference 2019, realizado em São Paulo, nesta
terça-feira (19). O evento reuniu, entre os participantes, gestores de empresas
de transporte de todo o Brasil, em uma atividade de capacitação voltada ao
aprimoramento da gestão de pessoas, promovida pela CNT (Confederação Nacional
do Transporte), pelo SEST SENAT e pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística).
“O transporte gera muitos empregos no país. A participação desses profissionais
é fundamental para termos um desenvolvimento na qualidade dos serviços
prestados. Além disso, colaboradores engajados são essenciais para o sucesso
das empresas e para o alcance de melhores resultados”, diz o presidente eleito
da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa.
O
engajamento ocorre no que Maylett chama de contrato psicológico do emprego – “o
contrato não escrito, implícito, que traz as expectativas do indivíduo sobre a
relação com o empregador. Quando esse contrato é honrado, é o que engaja”,
esclarece. Aí o colaborador envolve mente (criatividade e inovação), mãos
(execução), espírito (satisfação) e coração (paixão) naquilo que faz.
FONTE
DA INFORMAÇÃO: Agência
CNT de Notícias - Postado em: 20.03.19
+++++++++++++++++++++++++++++
VOLTAR ao INICIO do BLOG - blogdotransportador.blogspot.com.br/
+++++++++++++++++++++++++++++
VOLTAR ao INICIO do BLOG - blogdotransportador.blogspot.com.br/
+++++++++++++++++++++++++++++