terça-feira, 27 de maio de 2014

CONVENÇÃO 2014/2015 - INFORMAÇÕES ATUALIZADAS EM 27/05/2014

Região de Florianópolis-SC -

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS EM 27/05/2014  –  Está em fase de conclusão a redação da nova convenção. 
As diretorias e Assessorias Jurídicas dos sindicatos laborais e patronal vão fazer uma última análise, para conferir se está tudo nos conformes de acordo com o que foi aprovado.
A tabela dos novos pisos certamente será divulgada hoje (quarta-feira dia 28) aqui no Blog do Transportador.

+++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS EM 27/05/2014     Neste momento (11:00h) o sindicato laboral (SINTRACARGAS) e o patronal (SINDICARGAS) estão reunidos para trtr sobre o resultado da assembléia dos trabalhadores realizada na noite de ontem (segunda-feira dia 26), bem como para tratar de detalhes da convenção.  

A assinatura que oficializará a nova convenção depende ainda de detalhes da redação final, 
devendo acontecer mais para o final da semana.
Mas hoje (terça, 27) à tarde certamente teremos resultados concretos para divulgar. 

Lembramos a todos que, de parte do sindicato patronal, ficou acordado que ninguém passará por telefone ou e-mail nenhuma informação sobre os índices que estão sendo negociados para evitar especulações e boatos - isso porque, quando o SINDICARGAS divulga valores, eles são oficiais, confirmados e assinados.     

Isso não significa que os números sejam "secretos", porque são discutidos abertamente por quem participa das negociações e assembleias.  Apenas o que fica impossível é prestar informações por e-mail ou telefone. 

+++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS EM 26/05/2014     O aumentos salariais já teriam sido aprovados e a nova convenção já estaria assinada, mas as propostas foram  recusadas na assembleia dos trabalhadores.
O sindicato dos trabalhadores (SINTRACARGAS) preferiu não se manifestar sobre o assunto, mas motoristas que participaram da assembleia disseram que não teve problemas com a convenção nem com os valores dos reajustes propostos – o problema foi um protesto de funcionários de uma empresa de Palhoça, por motivos internos da empresa onde trabalham - , com discussões que não deveriam ter sido levados para a assembleia.
O problema é que, agora, para resolver o impasse, o sindicato laboral (SINTRACARGAS) terá que realizar nova Assembleia e por isso somente será possível conhecer os novos pisos salariais no final do mês, dia 29 ou 30 de maio.
Por outro lado, o sindicato das empresas (SINDICARGAS), informou que confirma os valores das propostas já amplamente discutidas entre os sindicatos laborais e o patronal – e que se os trabalhadores aprovarem, a convenção poderá ser assinada sem problemas. 
Restam então duas alternativas: a aprovação dos valores negociados pelos sindicatos ou o caminho da Justiça (dissídio).  O grande problema de quando ocorre dissídio é que os trabalhadores correm o risco de ganhar nada além do que os índices do INPC-IBGE,  o que seria uma grande perda, já que o sindicato patronal (SINDICARGAS) acenou com a possibilidade de conceder valores mais significativos.
De parte do sindicato patronal ficou acordado que ninguém passará por telefone ou e-mail nenhuma informação sobre os índices que estão sendo negociados para evitar especulações e boatos - isso porque, quando o SINDICARGAS divulga valores, eles são oficiais, confirmados e assinados.     

Isso não significa que os números sejam "secretos", porque são discutidos abertamente por quem participa das negociações e assembleias dos trabalhadores.  Apenas o que fica impossível é prestar informações por e-mail ou telefone.  
Vamos aguardar, então, pela decisão da assembleia dos trabalhadores.

+++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS EM 21/05/2014 - As negociações chegaram a um impasse. Depois de avançadas negociações, propostas e contrapropostas, quase tudo já acertado, os trabalhadores, reunidos em assembléia, decidiram rejeitar os valores dos reajustes salariais.

Como resultado da última assembléia dos trabalhadores, o sindicato laboral (SINTRACARGAS) redigiu duas novas propostas, mas que ainda dependem de aprovação em nova assembléia que será realizada com os trabalhadores.

Segundo o sindicato patronal (SINDICARGAS), caso os trabalhadores aprovem proposta que seja aceitável, a nova convenção coletiva poderá ser imediatamente assinada.   Por outro lado, caso não haja acordo, existe até mesmo a possibilidade da convenção ir a dissídio (Justiça), podem ficar "congelada" - sem aumento nenhum -, até que a Justiça decida pelas razões de cada sindicato.


Mas, infelizmente, por causa do retrocesso ocorrido nas negociações, mesmo que volte a ter entendimento entre as partes a assinatura da nova convenção não ocorrerá antes do dia 27 de maio.

+++++++++++++++++++++++++++++
ATUALIZADO EM 13/05/2014 - Amanhã (quarta-feira), o sindicato laboral SINTRACARGAS realiza convenção dos trabalhadores.  Os jornais de amanhã já devem  trazer publicado o índice do INPC-IBGE que serve como base e ponto de partida para a discussão dos valores dos novos pisos.

NA QUINTA-FEIRA, dia 15, ÀS 10:00h a reunião será dos empresários, no SINDICARGAS.  
Já com o índice do INPC/IBGE e com o resultado da assembleia dos trabalhadores, será boa oportunidade para os representantes das transportadoras chegarem a alguma conclusão de contra-propostas para ser negociada com o laboral nos dias seguintes.   A previsão é de que a convenção esteja concluída e assinada até o dia 20 de maio.  Manteremos informações atualizadas por este blog.    

+++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++

ATUALIZADO EM 09/05/2014 Hoje o sindicato laboral (SINTRACARGAS) divulgou mais uma nota conclamando os trabalhadores para uma ASSEMBLEIA, aonde deverão discutir e votar as propostas e contrapropostas tratadas com o sindicato patronal (SINDICARGAS).

Com o resultado dessa assembléia - e com os índices do INPC-IBGE que deverão ser divulgados nos próximos dias, será possível continuar as negociações.

Assim que os acordos forem concluídos e fechados, as assessorias dos sindicatos passarão a redigir o texto conjunto da nova convenção para aprovação final e assinatura.  Será feito o possível para que isso aconteça antes do dia 20 de maio.


Segue, abaixo, a mensagem do sindicato laboral convidando os trabalhadores para a assembleia da próxima quarta-feira, dia 14/05/2014:  

O SINTRACARGAS convida a todos trabalhadores e trabalhadoras para a Assembléia geral Ordinária para discutir a seguinte ordem do Dia: 

1)Apresentação, discussão e votação da proposta apresentada pelo sindicato patronal a pauta de reivindicação da categoria para negociações coletivas de 2014/2015 (data base de Maio 2014 á Abril 2015

2) outros assuntos de interesse da categoria;

Palhoça
Dia: 14 de maio de 2014. (quarta-feira).
Horário: 19:30 Horas   
Local: Br.Gol Entretenimentos. Rod. Br 101, Bairro Ponte do Imaruim, Palhoça, ao lado da Transportadora Transchutz.

+++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++

ATUALIZADO EM 07/05/2014 - Hoje (4ª feira) representantes dos sindicatos voltaram a se reunir.  Tratadas das Cláusulas Sociais (premio assiduidade, adicional por tempo de serviço, acompanhamento de pai ou mãe para filho doente).   

Hoje o sindicato laboral vai convocar Assembléia com trabalhadores para o dia 14/05/2014 porque, nessa data, já deve ter sido publicado o índice INPC-IBGE que serve como base e ponto de partida para o reajuste dos pisos salariais.  Resumindo, enquanto não tivermos os índices do INPC nenhuma informação teremos nem como previsão para os novos valores dos pisos

+++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++

ATUALIZADO EM 06/05/2014 - Lideranças dos sindicatos laborais (SINTRACARGAS e FETRAMMASC) e do sindicato patronal (SINDICARGAS) voltaram a se reunir no final da tarde de hoje.

Em discussão os reajustes dos valores de alimentação em viagem.  Serão feitas pesquisas de custos para análise do que é possível conceder como aumento.

Foi analisada, ainda, alteração na redação da cláusula referente a PRÊMIO ASSIDUIDADE.  

Outra questão muito importante é a possibilidade de ser concedida uma GRATIFICAÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO.

Decidida foi a criação de mais uma categoria - a de MOTORISTA DE BI-TREM, que não constava em nossas convenções. O valor do piso para Bi-Trem deverá ficar um pouco acima do Motorista Rodoviário Carreteiro por exigir do profissional maior habilidade.  
.
 PISOS SALARIAIS:  Apesar dos avanços nas tratativas e entendimentos, ainda não foi possivel conseguir definições de valores porque isso depende do índice INPC/IBGE, que somente é divulgado por volta do dia 10 de maio e serve como base ou "ponto de partida" das negociações.  Mas, de qualquer forma, os valores que forem definidos terão vigência a partir de 1º de maio.

           Apesar das muitas ligações de escritórios de contabilidade, empresas e trabalhadores, PEDINDO QUE OS SINDICATOS ANTECIPEM INFORMAÇÕES SOBRE OS REAJUSTES, os valores dos pisos terão que esperar a publicação do índice INPC-IBGE.
           Segundo o presidente do sindicato patronal - Júlio César Hess - é importante que a convenção possa estar concluída e assinada entre os dias 15 a 20 de maio, com tempo suficiente para a confecção das folhas de pagamento desse mês, cujos salários são normalmente pagos na  primeira semana de junho.
           Importante é que os reajustes terão validade a partir de 1º de maio, não importando a data em que a convenção seja assinada e divulgada.

+++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++

ATUALIZADO EM 01/05/2014 - Lideranças dos sindicatos laborais (SINTRACARGAS e FETRAMMASC) e do sindicato patronal (SINDICARGAS) voltaram a se reunir no final da tarde de ontem, momentos antes da ASSEMBLEIA NEGOCIAL realizada pelos empresários dos transportes.
           Houve avanços nas discussões e entendimentos, mas ainda não foi definido o reajuste salarial que terá vigência a partir de 1º de maio.  O motivo da indefinição é muito simples: o índice INPC/IBGE, que serve como base ou "ponto de partida" das negociações, somente é divulgado por volta do dia 10 de maio.
           Apesar das muitas ligações de escritórios de contabilidade, empresas e trabalhadores, PEDINDO QUE OS SINDICATOS ANTECIPEM INFORMAÇÕES SOBRE OS REAJUSTES, nenhum valor ainda existe para ser divulgado enquanto as convenções não forem fechadas, o que só acontece alguns dias depois da publicação do INPC/IBGE.
           Segundo o presidente do sindicato patronal - Júlio César Hess - é importante que a convenção possa estar concluída e assinada entre os dias 15 a 20 de maio, com tempo suficiente para a confecção das folhas de pagamento desse mês, cujos salários são normalmente pagos na  primeira semana de junho.
           Importante é que os reajustes terão validade a partir de 1º de maio, não importando a data em que a convenção seja assinada e divulgada.

+++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++