quarta-feira, 22 de abril de 2020

Coronavírus: INDÚSTRIAS DE SÃO PAULO APRESENTAM PLANO PARA O GOVERNO FEDERAL



Plano da Fiesp sugere que economia comece a abrir cada setor ou segmento, aos poucos, mas com prazos definidos.    Um dos exemplos de retomada das atividades econômicas vem dos Estados Unidos, aonde, dia 16/04/2020, o governo de Donald Trump delineou um plano com três etapas, ainda que deixando a cargo dos estados a decisão de quando abrir novamente o comércio.



A Fiesp - Federação das Indústrias de São Paulo - divulgou dia 18 último, um plano nacional para retomada das atividades econômicas em meio ao avanço da pandemia de coronavírus e à prorrogação das medidas de isolamento social em alguns estados. 
Seguindo a linha adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a entidade patronal não estabelece uma data, mas parâmetros para o processo de reabertura da economia. Segundo a assessoria da Fiesp, as realidades de estados e municípios Brasil afora são diversas, assim como também são as competências para definir o que abre - e quando abrir.

O documento de 70 páginas sugere uma retomada por etapas.


No 1º dia, poderiam abrir creches e escolas, comércio varejista, restaurantes e o transporte no horário de pico.
No 14º dia, ou seja, duas semanas depois, abririam shopping centers e demais serviços.
No 28º dia, seria liberada a entrada em parques mediante controle de acesso.
No 42º dia, quase um mês e meio após a volta de escolas, estaria liberado o acesso a cinemas, academias, teatros, museus e universidades, segundo o documento.
 


Sugestões de horários
 O documento traz ainda sugestões de novos horários para as atividades econômicas, de modo a evitar aglomerações. 
Boa parte da indústria funcionaria das 6h as 15h. 
O comércio varejista abriria das 12h as 21h. 
Serviços de escritórios ficariam na faixa de 10h às 19h.

As regras de convivência, segundo o documento, deveriam ser avaliadas a cada sete dias e, com isso, “os protocolos relaxados ou intensificados.” 
- Uma liberação completa dos protocolos estaria condicionada à evolução da epidemia no país, diz o documento.

Sugestão será enviada à Casa Civil

Segundo a Fiesp, o documento foi elaborado por 40 membros do conselho da entidade, além de médicos que se debruçaram sobre os planos de retomada econômica de 16 países onde a pandemia de Covid-19 está em estágio mais avançado, como Estados Unidos, Itália, China e Espanha.

O documento deve ser encaminhado ao ministro da Casa Civil, Braga Netto, presidente do comitê de crise do governo federal contra o coronavírus, além de governadores e prefeitos. A ideia é o plano servir de guia para governos planejarem a retomada das atividades, segundo nota à imprensa assinada pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

A recomendação da Fiesp vem na esteira de diretrizes globais para a retomada das atividades econômicas pós-epidemia.

Na última quarta-feira (15) a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou aos países que decidirem aliviar as restrições impostas para combater a disseminação do coronavírus a esperar ao menos duas semanas entre cada etapa da reabertura, a fim de medir o impacto da medida antes de um novo relaxamento.


O anúncio veio um dia depois de a Comissão Europeia,  órgão executivo da União Europeia, estabelecer três critérios técnicos para o relaxamento das medidas de distanciamento social. 

Para a Comissão, os países devem verificar se houve uma diminuição significativa de casos por um período "estável", se há capacidade suficiente de assistência à saúde, especialmente em termos de unidades de terapia intensiva (UTIs), e se há capacidade de realizar testes em larga escala.

Nos Estados Unidos, na quinta-feira (16) a Casa Branca delineou um plano com três etapas para retomada das atividades econômicas. Além disso, o governo do republicano Donald Trump deixou a cargo dos estados a decisão de abrir novamente o comércio.

Fonte:  O Globo  -  Economia

+++++++++++++++++++++++++++++
VOLTAR ao INICIO do BLOG - blogdotransportador.blogspot.com.br/
+++++++++++++++++++++++++++++