terça-feira, 16 de junho de 2020

PORTO DE PARANAGUÁ REGISTRA RECORDE NOS ÚLTIMOS TRES MESES


Porto de Paranaguá já contabiliza três meses seguidos de desempenho superior às marcas históricas anteriores.


 Apesar da crise provocada pela pandemia do Coronavírus, em maio foram movimentadas no porto paranaense 5,7 milhões de toneladas de carga, 44% a mais do que o registrado no mesmo mês de 2019.  Desta forma, a atividade portuária segue em alta, impulsionada pelo câmbio e pela demanda internacional.


No total movimentado em 2020, as exportações superam as importações em mais de 7 milhões de toneladas. Das movimentações, 65% (15,4 milhões de toneladas) saíram dos portos paranaenses com destino aos mercados internacionais. Já os produtos importados somaram 35% das operações (8,3 milhões de toneladas).


“O dólar alto favoreceu as vendas de grãos, principalmente de soja. Além disso, o tempo seco garantiu o embarque, que foi mantido graças às medidas de prevenção adotadas mesmo antes do início da crise”, explica Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da empresa Portos do Paraná.

As exportações representaram 70% da movimentação de maio, chegando a 4 milhões de toneladas no mês. A soja, em grão e farelo, foi o principal produto embarcado: 2,7 milhões de toneladas.

Na importação, que somou 1,6 milhões de toneladas, o destaque de maio foi o adubo. Paranaguá, que é a principal porta de entrada de fertilizantes no País, registrou 878.442 toneladas

Caminhões  – O fluxo de caminhões que chegam para descarregar soja, em grão e farelo, no Porto de Paranaguá começa a reduzir, mas ainda é grande.
Em maio, foram 50.293 caminhões recebidos no Pátio de Triagem – 8,2 mil menos que em abril.

O modal representa, atualmente, cerca de 77% do transporte dos grãos de exportações. De janeiro a maio, foram 236.986 caminhões recebidos.

Ano – Em 2020, de janeiro a maio, os Portos do Paraná movimentaram quase 23,8 milhões de toneladas de cargas. O volume acumulado este ano é 21% maior que as 19,7 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2019.

Neste ano, quase 67% do total movimentado foi de granéis sólidos – cerca de 15,88 milhões de toneladas. O segmento cresceu 27%, na comparação com os cinco primeiros meses do ano passado, quando houve movimentação de 12,5 milhões de toneladas.

O embarque e desembarque de carga geral também cresceu em 2020 – 4,8 milhões de toneladas, somando exportação e importação. O volume é 10% maior que o do mesmo período de 2019 (4,4 milhões).
A movimentação de granéis líquidos subiu 9%, com 3 milhões de toneladas entre janeiro a maio deste ano, contra 2,8 milhões nos mesmos meses do ano anterior.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná