Em razão de concessão ocorrida em leilão de 21/02/2020, em São Paulo, em breve todos os
caminhões que passarem pelo trecho Sul da BR-101 pagarão o valor de R$
1,97/eixo em cada um dos postos de pedágio que serão instalados na rodovia entre Paulo Lopes e
São João do Sul, num trecho total de 220 quilômetros dentro do estado de Santa Catarina. Para o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, a taxa ficou abaixo do que se
esperava. “Foi uma surpresa agradável, porque a BR-101 Norte está cobrando R$
2,70, então acredito que talvez a tarifa tenha sido reduzida para R$ 1,97 até pela
quantidade de praças, que era muito contestada, pois havia a informação de que
quanto menos praças maior poderia ser a tarifa”, afirmou.
A empresa responsável pela concessão da BR-101 pelos próximos 30 anos é a CCR, que apresentou o menor valor de pedágio e terá R$ 7,4 bilhões de investimentos previstos.
Conforme o edital, o percurso será todo monitorado e contará com 171 câmeras nas pistas, 64 câmeras em passarelas e atuação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ainda não há uma data para o começo da operação, porém o projeto prevê seis bases operacionais, sendo quatro com atendimento ao usuário, sete viaturas de inspeção de tráfego, quatro ambulâncias, três caminhões-guinchos leves e dois guinchos pesados cuidarão da segurança dos usuários.
Segundo o governo federal, estão previstas, entre outras obras, novas vias marginais (70,3 km), novas faixas adicionais (98,3 km), melhorias de acessos (31), adequações de faixas de aceleração/desaceleração (185), pontos de ônibus – com baias (25), canalizações de tráfego (51), eliminação de conflitos frontais (218), dispositivos em desnível (5 implantações e 4 adequações), implantação de passarelas (18 unidades) e implantação de rotatórias em nível (42 unidades).
A empresa responsável pela concessão da BR-101 pelos próximos 30 anos é a CCR, que apresentou o menor valor de pedágio e terá R$ 7,4 bilhões de investimentos previstos.
Conforme o edital, o percurso será todo monitorado e contará com 171 câmeras nas pistas, 64 câmeras em passarelas e atuação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ainda não há uma data para o começo da operação, porém o projeto prevê seis bases operacionais, sendo quatro com atendimento ao usuário, sete viaturas de inspeção de tráfego, quatro ambulâncias, três caminhões-guinchos leves e dois guinchos pesados cuidarão da segurança dos usuários.
Segundo o governo federal, estão previstas, entre outras obras, novas vias marginais (70,3 km), novas faixas adicionais (98,3 km), melhorias de acessos (31), adequações de faixas de aceleração/desaceleração (185), pontos de ônibus – com baias (25), canalizações de tráfego (51), eliminação de conflitos frontais (218), dispositivos em desnível (5 implantações e 4 adequações), implantação de passarelas (18 unidades) e implantação de rotatórias em nível (42 unidades).
FONTE
DA INFORMAÇÃO: Imprensa FETRANCESC
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