segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

NOVAS TAXAS PARA FINANCIAMENTO DE CAMINHÕES E ÔNIBUS

 
Governo divulga novas taxas de juros para aquisição de ônibus e caminhões.
Taxas anuais do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) em 2013 serão de 3% no primeiro semestre e de 3,5% no segundo.

Governo divulga novas taxas de juros para aquisição de ônibus e caminhões

Em 2013, as taxas anuais de juros do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) serão de 3% no primeiro semestre e de 3,5% no segundo. De acordo com o anúncio do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a nova fase do Programa irá financiar a aquisição de bens de capital como ônibus, caminhões, máquinas, equipamentos, além de incentivar a inovação tecnológica.

Mantega afirmou que o novo PSI, cuja primeira etapa foi lançada em 2009, terá liberação mais ágil e vai incluir o mercado de capitais - emissão de debêntures de infraestrutura, de investimento e os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCS) de infraestrutura, além de leasing para bens de capital e veículos.

O volume de recursos disponíveis é de R$ 100 bilhões e o prazo máximo de pagamento continua em 120 meses, com dois anos de carência. “O PSI se tornou o melhor instrumento para financiar investimentos com juros reduzidos e prazos elevados. As novas condições permitirão um aumento de cerca de 8% nos investimentos, reduzindo os custos das empresas”, disse Mantega.

A atual fase do PSI, com taxa anual de juros de 2,5%, termina em 31 de dezembro. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), essas condições ainda são as mais vantajosas e, para quem tem condições de antecipar a compra, o ideal é aproveitar o final deste ano ou o primeiro semestre de 2013.

                      Foto: Valter Campanato/ABr
                      Fonte:  Rosalvo Streit   -  Agência CNT de Notícias