segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATÉ FINAL DE MAIO MAIS DE 42% DOS TRANSPORTADORES DEVEM REDUZIR QUADRO DE EMPREGADOS


     Os dados fazem parte da segunda rodada da Pesquisa de Impacto no Transporte – Covid-19, que tem foco nas relações trabalhistas, publicada dia 07/05/2020.  O levantamento foi realizado com 600 empresas de transporte de cargas e de passageiros de todos os modais, entre os dias 20 e 24 de abril. A primeira fase da pesquisa foi divulgada no início de abril.



Ainda que trabalhem pela manutenção dos empregos, 33% dos transportadores já precisaram realizar demissões devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Do total de transportadores que ainda não demitiram (54,3%), 18,1% pretendem realizar cortes. Assim, é possível que, até o final de maio, 42,8% dos transportadores tenham realizado redução nos seus quadros de empregados. Dos transportadores entrevistados que já realizaram demissões, 72,7% demitiram até 49 empregados; outros 11,1% realizaram a demissão de cem ou mais empregados. 

Esses resultados foram levantados na segunda rodada da Pesquisa de Impacto no Transporte, realizada pela CNT, com foco nas relações trabalhistas afetadas pela pandemia.

De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte, o cenário de demissões poderia ser ainda pior caso não houvesse as alternativas previstas na medida provisória n.º 936/2020, que prevê a possibilidade de suspensão temporária dos contratos de trabalho e de redução da carga horária com proporcional redução de salário. 

Para evitar cortes no quadro de pessoal, dos transportadores entrevistados, 47,5% já suspenderam ou pretender suspender, temporariamente, os contratos de trabalho nos próximos 30 dias. Dos que já suspenderam, 52,5% realizaram a suspensão do contrato de até 49 empregados; e 23,2%, de cem ou mais empregados.

Além disso, 47,9% poderão reduzir a carga horária dos seus empregados até o final de maio. O total de transportadores que já reduziu as jornadas chega a 33,2%. Entre os transportadores que optaram pela redução da jornada de trabalho com proporcional redução salarial, 60,8% decidiram pela redução de 25%; 49,7%, pela redução de 50%; e 30,7%, pela redução de 70%. Essas são as três faixas previstas na MP.

A segunda rodada da pesquisa realizada pela CNT revela um agravamento da crise vivenciada pelas transportadoras, com consequências diretas sobre os empregos. “Apesar de entender a importância das medidas já adotadas para reduzir os impactos da crise, os transportadores acreditam na necessidade da aplicação de medidas de apoio mais consistentes. É fundamental que essas medidas sejam aplicadas a todas as empresas, independentemente de seu porte. Só assim será possível assegurar empregos e manter a operação dos serviços de transporte, essenciais para o abastecimento do país”, destaca Vander Costa, presidente da Confederação Nacional do Transporte.

Confira alguns destaques da segunda rodada da Pesquisa de Impacto no Transporte – Covid-19:

DEMISSÕES
- 33% dos transportadores já precisaram realizar demissões
- 42,8% devem realizá-las até o final de maio
- 72,7% das demissões foram de até 49 empregados; 11,1%, de cem ou mais

SUSPENSÃO DE CONTRATOS
- 33% dos transportadores já suspenderam contratos de trabalho temporariamente
- 47,5% devem suspendê-los até o final de maio
- 52,5% das suspensões foram em contrato de até 49 empregados; 23,2%, em contrato de mais de cem empregados

REDUÇÃO DA JORNADA E DO SALÁRIO
- 33,2% dos transportadores optaram pela redução da jornada de trabalho e de salários, proporcionalmente
- 60,8% optaram pela redução de 25%; 49,7%, pela redução de 50%; e 30,7%, pela redução de 70%
- Entre os transportadores que já aplicaram a redução da jornada, 43,2% acreditam na necessidade de realizar novas reduções.


Veja aqui os resultados da Pesquisa de Impacto no Transporte – Covid-19 – Relações Trabalhistas.



                      FONTE DA INFORMAÇÃO:  Agência CNT Transporte Atual  -  07/05/2020


+++++++++++++++++++++++++++++++++++