quinta-feira, 7 de maio de 2020

“CONGELADAS” ATÉ JANEIRO DE 2021 AS CONVENÇÕES COLETIVAS DA REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS


 Jorge Magalhães de Oliveira, Presidente do SINDICARGAS – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Florianópolis, emitiu hoje nota oficial em que comunica a efetivação de um acordo entre o sindicato patronal e os sindicatos laborais, para que os mesmos valores de salários e benefícios (que deveriam ter sido reajustados a partir de 1º/05/2020), sejam mantidos inalterados até janeiro de 2021.

- Segue a nota oficial:



PREZADO TRANSPORTADOR.

     Estamos enviando entre hoje e amanhã, para todas as empresas, o resultado do trabalho da equipe do sindicato patronal SINDICARGAS, juntamente com os sindicatos laborais SINTRACARGAS (dos motoristas e pessoal administrativo) e SINTRAMMASJ (dos movimentadores de mercadorias).

     Foram vários dias de muito trabalho, pesquisando e analisando como cada empresa e trabalhadores estão enfrentando as dificuldades do momento em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19).

    Os sindicatos patronal e laborais buscaram a melhor forma de proteger a saúde e segurança dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, proteger as empresas para que os postos de trabalho sejam preservados.

     Estamos elaborando a proposta da criação de um Grupo de Trabalho Conjunto Permanente para pesquisar e analisar o comportamento e os anseios de empresas e trabalhadores para a elaboração de convenções coletivas que possam melhor refletir a realidade de nossa região.

     Nossos parabéns a todos os envolvidos de ambos os sindicatos, inclusive os advogados que cuidaram do aspecto legal das negociações. 

     Parabéns ao Diretor Executivo Oscar Lobo, braço direito da Diretoria do SINDICARGAS que vem realizando o trabalho com todo o nosso apoio e liberdade de ação trazendo resultados extraordinários para o objetivo maior que é o benefício de todos.


     O momento está sendo de extrema dificuldade para todos os transportadores, mas nosso trabalho agora é preparar o setor dos transportes para a nova arrancada de desenvolvimento que logo haveremos de conseguir.

     Acreditamos, com muita fé e confiança, que os transportadores vão vencer e superar a atual crise.

     Contem sempre com a gente.
     Abraços a todos.

                Jorge Magalhães de Oliveira
              Presidente do Sindicargas-SC

++++++++++++++

VEJA A NOTA CONJUNTA NA ÍNTEGRA ASSINADA PELOS SINDICATOS:

NOTA CONJUNTA -

REAJUSTE SALARIAL de TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS

     Considerando a situação da atual conjuntura econômica do país em razão da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19) e as dificuldades pelas quais empresas e trabalhadores estão passando, impossibilitados de, neste momento, discutirem reajustes salariais que normalmente ocorrem conforme a data-base de 1º de maio de cada ano e, acima de tudo, preocupados em que sejam tomadas as melhores decisões em prol dos trabalhadores e empresas, sempre colocando a saúde e a vida  em primeiro lugar, sem esquecer da importância de preservar os postos de trabalho que garantem a renda das famílias que dependem do setor dos transportes , os sindicatos abaixo identificados decidem firmar entendimento sobre as regras que deverão ser seguidas para os próximos reajustes salariais, razão pela qual publicam a presente NOTA CONJUNTA:

1 –   Manter, a partir de 1º/05/2020, as mesmas condições de salários e benefícios aos trabalhadores conforme era de obrigação por parte das empresas em 30/04/2020 - exceto os casos alterados em função de acordos entre trabalhador e empresa em conformidade com Medidas Provisórias.

2 –  As próximas convenções coletivas deverão ter suas negociações abertas e iniciadas em novembro de 2020 para que possam ter vigência a partir de 01/01/2021. 

3 –  As convenções não deverão ter cláusulas de retroatividade nos reajustes, porém - para a definição dos novos valores que serão pagos a partir de 1º de janeiro de 2021 -, serão consideradas as melhoras e a recuperação que porventura tiverem sido verificadas na economia regional – e consequentemente no setor dos transportes - após o auge da crise provocada pela pandemia no ano de 2020.

      -  A aprovação do presente documento foi feita através de mensagens de e-mail, em que CONFIRMARAM A APROVAÇÃO DA NOTA CONJUNTA:

-  SINTRACARGAS - SINDICATO COND VEI E TRAB EMP TRANSP ROD CARGAS DE FLOR E REGIAO DE SC, CNPJ n. 83.600.890/0001-08.

-  SINTRAMMASJ - FEDERACAO DOS TRAB.NA MOV.DE MERC.EM GERAL E AUX.DE ADM.DE ARAMZ.GERAIS,SIMILARES,CONEXOS E ASSEM.DO ESTADO DE SC, CNPJ n. 05.091.762/0001-64.

-  SINDICARGAS-SC – SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS DE FLORIANOPOLIS, CNPJ n. 80.671.647/0001-84

             - Região de Florianópolis, em 07 de maio de 2020.

                      +++++++++++++++++++++++++++++++++++